O Triângulo das Bermudas é uma área que varia de 1,1 milhão de km² até 3,95 milhões de km². O grande mistério começou nos séculos XV e XVI quando vários navios que viajavam da Europa para as Américas começaram a desaparecer misteriosamente.
Até hoje já foram mais de 100 navios e aviões que desapareceram nesta área. Em 1974 o escritor americano Charles Berlitz, escreveu o livro “O Triângulo das Bermudas” que vender mais de 20 milhões de exemplares levantando hipóteses como a de que Ufos teriam sequestrado as embarcações desaparecidas no local.
O interesse popular foi tanto que cientistas começaram a levar o assunto a sério, buscando uma resposta plausível.
Até hoje já foram mais de 100 navios e aviões que desapareceram nesta área. Em 1974 o escritor americano Charles Berlitz, escreveu o livro “O Triângulo das Bermudas” que vender mais de 20 milhões de exemplares levantando hipóteses como a de que Ufos teriam sequestrado as embarcações desaparecidas no local.
O interesse popular foi tanto que cientistas começaram a levar o assunto a sério, buscando uma resposta plausível.
Variações nas bússolas
Os problemas com bússolas são um dos
mais citados em vários incidentes no triângulo. Enquanto alguns têm
teorizado que anomalias magnéticas locais incomuns podem existir nesta
área, tais anomalias não têm sido reveladas como existentes. Também deve
ser lembrado que as bússolas têm variações magnéticas naturais em
relação aos polos magnéticos. Por exemplo, nosEstados Unidos os únicos
lugares onde o polo norte magnético e o polo norte geográfico são
exatamente os mesmos estão em uma linha passando do Wisconsin até
o Golfo do México. Os navegadores sabem disso há séculos, mas o público
pode não estar informado e algumas pessoas pensam que existe alguma
coisa misteriosa na “mudança” na bússola numa área tão extensa como o
triângulo, apesar de ser um fenómeno natural.
Atos deliberados de destruição
Os atos deliberados de destruição podem
cair em duas categorias: atos de guerra, e atos de pirataria. Registros
em arquivos inimigos têm sido checados por numerosas perdas; enquanto
vários afundamentos têm sido atribuídos a invasores na superfície ou
submarinos durante as Guerras Mundiais e documentados nos vários livros
de bordo, muitos outros suspeitos de afundamento não foram provados.
Suspeita-se que a perda do USS Cyclops em 1918, assim como seus navios irmãos Proteus e Nereus na Segunda Guerra Mundial, tenha sido causada por submarinos, mas não foram encontradas provas nos registros alemães.
A pirataria, que é definida como a
tomada de um navio ou barco pequeno em alto-mar, é um ato que continua
até os dias de hoje. Enquanto a pirataria aos cargueiros sequestrados é
mais comum no oeste dos Oceanos Pacífico e Índico, o contrabando de
drogas causa o roubo de barcos para operações contrabandistas, que pode
ter sido o caso de desaparições de tripulações e iates no Caribe.
A Pirataria no Caribe foi comum de 1560 a 1760, incluindo famosos
piratas como Edward Teach (Barba Negra) e Jean Lafitte; Laffite é
algumas vezes suspeito de ser uma vítima do triângulo.
Corrente do Golfo
A Corrente do Golfo é uma corrente
oceânica que se origina no Golfo do México, e então passa através
do Estreito da Flórida, indo ao Atlântico Norte. Em essência, é um rio
dentro do oceano, e como um rio, pode e carrega objetos flutuantes. Tem
uma velocidade de superfície ao redor de 2,5 m/s (6 mph). Um pequeno
avião fazendo um pouso na água ou um barco tendo problema no motor serão
carregados para longe da reportada posição pela corrente, como
aconteceu com um cruzeiro chamado Witchcraft em 22 de Dezembro de
1967, quando foi reportado um problema no motor próximo a um marcador
de boia a uma milha (1,6 km) da costa, mas o navio não estava lá quando a
Guarda Costeira chegou.
Erro humano
Uma das explicações mais citadas em
inquirimentos oficiais são as perdas de qualquer aeronave ou embarcação
como sendo erro humano. Sendo deliberado ou acidental, os humanos têm
sido conhecidos por cometer erros resultando em catástrofes, e perdas
dentro do Triângulo das Bermudas não são exceções. Por exemplo, a Guarda
Costeira citou uma falta de treinamento adequado para a limpeza do
volátil resíduo de benzeno como a razão para a perda do tanqueV.A. Fogg em 1972. A teimosia do ser humano pode ter causado o negociante Harvey Conover a perder seu iate veleiro, o Revonoc,
assim que ele velejou ao centro de uma tempestade ao sul da Flórida em 1
de Janeiro de 1958. Muitas perdas permanecem inconclusivas devido a
falta de naufrágios que poderiam ser estudados, um fato citado em muitos
registros oficiais.
Furacões
Os Furacões são poderosas tempestades
que são geradas em águas tropicais, e têm historicamente sido
responsáveis por milhares de vidas perdidas e bilhões de dólares em
prejuízos. O naufrágio da frota espanhola Francisco de Bobadilla em 1502
foi o primeiro registro de um exemplo de um destrutivo furacão. Estas
tempestades têm no passado causado vários incidentes relacionados ao
triângulo.
Ondas gigantes
Em vários oceanos ao redor do mundo,
as ondas gigantes têm causado o afundamento de navios e a queda de
plataformas de petróleo. Estas ondas são consideradas como sendo um
mistério e até recentemente eram acreditadas como sendo um mito. No
entanto, as ondas gigantes não explicam a perda de aviões.
Explicações de quedas de aviões
O gás metano também poderia fazer com que os aviões caíssem. O ar menos denso faria com que os aviões perdessem sustentação.
Além disso, no altímetro do avião (que
mede a altitude) é medida a densidade do ar. Como o metano é menos
denso, o altímetro indicaria que o avião está subindo. O piloto que
viajaria de noite ou entre nuvens (onde não é possível ver o solo),
suporia que o avião está subindo, e reagiria descendo, fazendo com que o
avião colidisse.
Além disso, o metano no motor arruinaria
a mistura de combustível e ar. Os motores do avião queimam
hidrocarbonetos (como a gasolina) misturados com o oxigênio que provêm
do ar. Quando os níveis de oxigênio no ambiente diminuem bruscamente, a
combustão poderia parar por completo, fazendo com que o motor desligue.
Todos estes efeitos do gás metano tem sido demonstrados
experimentalmente.
#curiosidade#